Carpem diem


2005-04-04

A vida é arriscar-se e especialmente mediar nossas próprias querenças e possibilidades com as realidades alheias, ou seja, aquelas que estão fora de nós, aquelas das quais nos aproximamos ou não.

Se afastamos o outro, se tomamos sua diferença como algo que nos é adverso, que pode se tornar ameaçador ou ininteligível, estamos negando a existência da mediação, pois queremos nos afastar desse outro. Dependendo da situação, mesmo liquidá-lo.

Queremos distância dessa sensação de estranhamento, porque estamos submetidos a uma ideologia massiva na qual a sensação de segurança apóia-se não no conhecimento do outro, menos ainda na solidariedade, mas sim no consumo.

Nossas relações também atendem a tais padrões; mas o consumo esgota-se em si mesmo e a sensação de solidão profunda que se segue é apenas uma face de um erro de estratégia.

Não basta querermos o amor, temos de reconhecer que o mesmo requer tempo, requer a instância do erro, solicita o abandono e a entrega; além de tudo tempo, paciência eoutras habilidades que a sociedade hoje relega a segundo plano, justamente por querer consumir-se e, de certa forma, imolar-se como um protesto surdo contra si própria.

Deriva-se daí que as relações igualmente atrelam-se a padrões de consumo; devem ser uma extensão de fast-food, sem grandes envolvimentos. A lacuna que reste levará o homem a perguntar-se por que afinal as coisas têm de funcionar dessa forma?

Porque se alguns valores como solidariedade são substituídos por individualismo, interesse legítimo por conveniência, alegria por tristeza, amizade por interesse, erotismo por sexualidade barata e tempo por instantaneidade, tais escolhas definem um modo particular e uma cultura própria de relação consigo mesmo e com o outro.

Adianta muito dizer, nesse caso, carpem diem?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s