Ganância e solidariedade


1199563672_088ac54f3b_m.jpg 

 Fonte: http://flickr.com/search/?s=int&q=rosto&m=text

Nada menos do que um mínimo de inteligência afetiva, novas maneiras de enfrentarmos as coisas que estão por aí. Notícias boas e ruins não faltam, mas, no meio das ruins sempre tem um componente antigo: a ganância. No meio das boas, solidariedade. As boas notícias trazem consigo sentidos e sentimentos de uma humanidade que se pretende justa, criativa e feliz. As notícias ruins andam com as mãos dadas com o que de pior assola o homem, com o seu lado mais grotesco. Entre elas, de um ou outro modo, circulamos nós.

Reclamamos muito, nos unimos pouco, nos anestesiamos demais. Enquanto ficamos vendo quais são as novidades do mundo da auto-ajuda, bilhões são gastos em estupidezas, por aí, pelo mundo todo, e mais bilhões ainda são gastos para que possamos remediar as violências institucionais ou criminais que acometem uma boa parcela dos habitantes desse amado planetinha.

Não adianta apenas aprendermos, temos de aprender para nos tornarmos mais críticos, do ponto de vista social, temos de virar, querendo ou não, animais políticos e participativos.

Fechando a cerca, estamos dentro ou fora dos seus limites, mas sempre temos uma chance, ainda que mínima, de escolhermos o lado que queremos ficar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s