TRANSFERIR PARAA BESNOS APRENDER +Liliane: feliz!


1431806347_c8ed31b0fd_m.jpg

Escola Chico Mendes. Turma C 13, último dia de aula de 2007. Liliane sai de sua carteira e se dirige diretamente à minha. Traz, em seu caderno, uma questão a ser resolvida: raiz quadrada de “x” + 4 “b”, sendo x=100 e b = 4.

“Professor, é assim que se faz?”, pergunta. Seu caderno registra: raiz quadrada de 100 mais 4 x 4 = 10 + 16 = 26.  “Sim”, eu digo, “totalmente correto”. Liliane então abre um sorriso e diz: “Ai, que felicidade!”, e volta para sua carteira, para realizar os demais cálculos.

O sorriso de Liliane é sincero, aberto, feliz. Ela está em pleno processo de aprendizagem, não exatamente porque tenha acertado essa ou aquela questão, mas porque tem interesse genuíno na aprendizagem e entende perfeitamente que deve se mover para superar os possíveis obstáculos que se apresentarem no caminho, possuindo auto-confiança suficiente para obter resultados positivos.

Com seu sorriso, está afirmando que não vai se esconder da vida, mas aproveitá-la da melhor forma possível, através de seus próprios méritos. Ela sabe que a educação vai ajudá-la nesse processo maior e demonstra vivamente que valoriza o conhecimento, pois tem certeza que o mesmo importa, modifica e move. Sem dúvida, um belo caminho! 

PS: essa é uma história real!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s