Seu Araújo


Chaves, Apr./2008 por ApH71

 

Foto: http://www.flickr.com/search/?q=homem+idoso&page=4

 

 

Morreu nosso amigo Araújo em 11 de novembro. “Seu Araújo”, como era conhecido aqui na Chico Mendes era alguém muito especial. Negro, comunista, defensor da educação e aluno da EJA, era para todos nós uma referência de humanidade e de força. Franzino de corpo, forte de argumentação e de idéias, não raras vezes veio à sala dos professores para falar a respeito do papel dos professores e do seu poder de tornar mais justa a sociedade.

 

Amigo pessoal, muitas e muitas vezes fiquei na hora de intervalo entre os turnos da tarde e da noite conversando com Seu Araújo. Por vezes éramos ambos maliciosos e o olho do velho homem brilhava, se lembrando de suas aventuras, me contando do tempo em que esteve em Buenos Aires e Montevidéu, de como gostava de tango, e das mulheres que passaram em sua vida. Ou então simplesmente cantávamos, e Seu Araújo ficava espantado de como eu sabia músicas muito antigas, o que, sem dúvida, foi herança de meu pai. Nossas conversas passeavam, soltas, com um bom humor temperando tudo. Sempre foi muito bom conversar com o meu amigo. 

 

Comunista convicto, andava pela escola e assistia com satisfação as aulas, mas a morte levou-o meses antes de completar a T6 ou totalidade seis, que lhe daria o diploma de primeiro grau. A paixão acabara de perder um de seus expoentes e, de certo modo, todos nós ficamos órfãos da figura do Seu Araújo e do que ele representava para todos. Lá ía ele, com sua bengala, sua camisa branca, sempre de casaco, e íamos vendo juntos a vida, cada um por seu prisma, de seu jeito, mas nossas conversas íam evoluindo sempre de um modo tranqüilo, onde sempre o sorriso de seu Araújo ía pontuando cada dia.

 

Tenho a impressão nítida de que ele era o Chaplin disfarçado, mas não posso confirmar. No entanto, aquela mistura encantadora de alegria, bom humor e uma enorme força de vida escondida no corpo franzino, frágil, me faz pensar que sim.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s