Viver


Itaúnas, Espirito Santo por bpwilby 

 Fonte: http://www.flickr.com/search/?q=esp%C3%ADrito&page=2

VIVER

Na medida em que crescemos, buscamos nossa independência, que associamos e traduzimos como sucesso em termos materiais, o que é uma ilusão. Não crescemos por acumularmos coisas, mas pela nossa capacidade de entendimento de nós mesmos e/ou dos outros, o que implica em aceitação, transigência e sensibilidade para vermos nos outros o que, não raro, ocultamos de nos mesmos.

O exercício da aceitação, contudo, é penoso; preferimos bem mais cultuar nossas idiossincrasias e opor barreiras aos que não pensam ou agem do mesmo modo que nós. Somos sectários. Nosso possível sucesso profissional diz respeito ao mundo das coisas, mas não ao espírito. Confundimos instâncias e papéis sociais. Muitas vezes acreditamos poder usar os mesmos padrões do mundo material em nossos contatos humanos, o que é um erro crasso.

O homem gera o contrato, mas não é o contrato, do mesmo modo que uma obrigação pactuada não é uma obrigação moral, e por aí continuamos de modo ingênuo, arrogante ou pretencioso confundindo comportamentos e necessidades reais e ilusórias. Nos tornamos, finalmente maduros quando, ao longo dos anos finalmente compreendemos o que é realmente importante e o que obedece à mera aparência e conveniência social.

A partir daí, finalmente podemos refletir sobre o mundo das coisas e do espírito, sabendo que, embora ambos se interpenetrem, possuem essências distintas. Só então estamos razoavelmente prontos para a melhor das artes e a mais grata de todas as experiências: viver.

Café da Oca, POA, 23-06-2009

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s