Hai-kais


Shibuya / 渋谷 por Σταύρος

Fonte: http://www.flickr.com/search/?q=japanese%20girls%20talking&w=all&s=int

Anteontem pela tarde, estava aguardando o ônibus R41, que me leva para a escola. Distraído, olhava os carros, as pessoas, deixava o pensamento vagar, errante. Tenho muitas vezes o raro privilégio de não pensar em nada, de simplesmente aproveitar os momentos, de relaxar mentalmente. Pois naquele momento estava assim: peixe abandonado na correnteza, barquinho de papel navegando…

De repente, percebo, bem na minha frente que duas adolescentes começam a conversar. São esbeltas, ambas, com uma elegância teen, sem exageros. Uma usava sandálias, outra uma camisa jogada sobre o corpo, e ambas eram japonesas; enquanto aguardavam o ônibus, eu me deliciava ouvindo a musicalidade das suas falas, que fluía estabelecendo pontes de encantamento. Elas, por sua vez, pareciam dizer, com suas presenças,  que eram, sem qualquer dúvida, filhas de uma cultura milenar misturada com as ocidentalidades que todos nós conhecemos.

Enquanto a brisa amainava um pouco o calor da tarde e o ônibus não vinha, fiquei ali encantado, observando-as como se estivesse em São Paulo, ou em Curitiba ou em Tóquio. Talvez, na passagem do tempo, Porto Alegre esteja realmente ficando uma cidade grande. A brisa aumentou quando eu entrei no coletivo, mas a suavidade eu a sentia vinda da conversa mansa indiscretamente ouvida. As referências ao Japão me põem em paz, me fazem sentir bem, como um cicio, como um sussurar onde descabe as estupidezas do dia-a-dia.

Mais tarde, ao lembrar das duas adolescentes, me senti, talvez, um hai-kai.

Deixe um comentário

