AAMF Francisco Alves


Enviado em 26/12/2010

Pequeno ensaio photográfico a respeito da antiga MPB, tendo como background musical o hit Favela, interpretada por Francisco Alves, em 1936. – AAMF

Conheci meu amigo Antonio Augusto Mariante Furtado em 2011, e naquela confusão de me mudar para Fortaleza, sem dúvida, foi o melhor que me poderia ter acontecido. Pois o AAMF faz estes ensaios maravilhosos, nos quais a música e as fotos formam uma estrutura tão uníssona, tão equilibrada, que parece que sempre estiveram por aí, apenas para nos maravilhar. Claro, além disso, é um excelente papo, e mais uma dúzia de predicados que não cabem aqui.

No entanto, dessa vez ele me pegou de jeito. Quando escutei e vi Favela na voz do Francisco Alves, gravada em 1936, fui remetido diretamente para minha época de garoto, bem pequeno ainda, quando meu pai Israel Besnos se deitava nas noites de domingo e ficávamos escutando o rádio Capella que tínhamos em casa, e ele se derramava em amores e canções maravilhosas, canções que ele cantava de um modo muito doce. A emoção circulava por aquela casa quando ele cantava, e ele era só emoção. E entre as músicas que ele cantava, estava Favela, e outros sucessos que ele trazia lá da década de trinta, e daí para frente.

Cresci escutando meu pai cantando (muitas vezes diretamente para minha mãe Paulina, que se deliciava) tangos, canções pungentes de amores, enfim, desde pequeno percebi que a minha relação com a música seria duradoura, maravilhosa. E hoje, meu grande amigo Antonio, quando ouvi e prestei toda atenção em Favela, também vi as imagens que meu pai via nos jornais de São Paulo e Rio, e especialmente, senti novamente meu pai ao meu lado, e estávamos lá, eu encantado e meu pai feliz.

Obrigado, Antonio, por ter me emocionado tanto. Obrigado por tudo, grande abraço, Hilton

Deixe um comentário

