BOMBARDEIO MORAL


Imagem: 
Ruínas da cidade alemã de Dresden, após campanha de bombardeio aéreo dos aliados. O “bombardeio moral” destinava quebrar a coesão nacional do inimigo. Hiroshima representou uma experiência máxima do singular “bombardeio moral”.
FONTE HISTÓRIA AGORA
BOMBARDEIO MORAL:

O chamado “bombardeio moral” é um bombardeio estratégico que se destina a quebrar, pela destruição das cidades, a vontade de lutar. A operação Gomorra , foi um bombardeio aéreo sobre Hamburgo em 1943, mobilizou 3 mil aviões e 9 mil toneladas de bombas, causou um incêndio devastador, produzindo 50 mil vitimas fatais e milhões de desabrigados.

Durante toda a segunda guerra, foram lançadas mais de 1,5 milhão de toneladas de bombas, este bombardeio estratégico fez em torno de 300 mil e 400 mil vitimas civis.

Todas estas bombas e destruições não trouxeram o efeito desejado. Na realidade após 1943 o “bombardeio moral” trouxe efeito reverso, tornou os alemães coesos em torno de sua liderança, fortalecendo a vontade de lutar.

Em outra frente os americanos realizavam a mesma estratégia sobre o Japão, foram 3 anos de ataque, nesse período foram atingidas 70 cidades japonesas. Mesmo com ataque de bombas incendiárias os americanos pareciam não conseguir minar o ímpeto japonês de lutar.

A campanha aérea contra Tóquio, em março de 1945, parece que havia convencido o imperador Hirohito a buscar a negociação de paz.

A resistência psicológica do Japão só foi quebrada em definitivo com o emprego da bomba atômica.

“Little Boy” caiu sobre a cidade de Hiroshima em 6 de agosto de 1945. “Fat Man” caiu sobre Nagasaki três dias depois. No instante da detonação o clarão emitiu uma radiação de calor que se deslocou na velocidade da luz. As pessoas que estavam em lugares abertos foram queimadas: a pele carbonizou-se em tons de marrom-escuro ou preto, percebido após minutos ou horas.

Pessoas que estavam em prédios e casas foram queimadas através das partes expostas em janelas. Foram registradas mais de 150 mil mortes. O panfleto lançado sobre a cidade japonesa incentivava a população a pedir ao imperador que encerrasse a guerra: “Nosso presidente delineou para vocês as 13 conseqüências de rendição honrosa”

O mundo assistia uma nova estratégia de “bombardeio moral”.

Kacá Patricio – Equipe História Agora

—————————-

Fontes:
Translation of leaflet dropped on the Japanese, Historial Documents Collection. The decision to Drop the Atomic Bomb.

ARON, Raymond. Paz e Guerra entre as nações. Brasília, UnB, 1986, p. 512.

FRIEDRICH, Jorg. O incêndio. Rio de janeiro, Record, 2006, p.73.

MAGNOLI, Demétrio e SENISE Elaine, O mundo em desordem. Rio de Janeiro, Record, Rio de Janeiro. p.426.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s