Meus criativos


Tree / Árvore por CGoulao

 

2008. 

Fonte:  http://www.flickr.com/search/?z=e&w=all&q=arvores&m=text

Criativo 1

Pois o Matheus pegou uma caixa da Natura e improvisou uma cabeça de robo: abriu espaço para os olhlos e para a boca (esqueceu o nariz) e resolveu ir, no dia seguinte, à escola usando a caixa-cabeça-de-robo. A Aninha argumentou que ficava muito esquisito sair na rua com a caixa enfiada na cabeça, mas o Matheus não desistiu. Foi e voltou. À noite a Aninha me contou o que tinha acontecido. A justificativa do Matheus era a de que ele queria se divertir e ao mesmo tempo dar um pouco de alegria para as pessoas, queria que elas sorrissem, se sentissem bem.

Ontem à tarde fui buscar o Matheus no curso de inglês, e percebi, na rua, que ele tinha atingido o que queria. As pessoas passavam, olhavam o menino, brincavam com ele, sorriam de uma maneira pura que nós que somos adultos muitas vezes acabamos perdendo. Uma moça conversou com ele, pediu que ele tirasse a caixa (alguns o chamaram de homem-caixa!) da cabeça, disse que ele era muito mais bonito sem a caixa e apresentou-se como professora de educação física, lá no município de Teutônia, interior do Rio Grande. Gostou tanto da idéia que disse que iria adotá-la com suas turmas.

Ao retornarmos para casa estávamos felizes. A idéia do Math tinha dado muito mais do que certo, e ficamos, eu e a Ana conversando sobre o assunto, a criatividade, a reação das pessoas e pensando que, afinal, toda a idéia tinha sido de um menino de oito anos de idade.

Criativo 2

Miguel, depois de ler Bukowsky, me disse que gostaria muito de ler outro volume do “old dirty man”. Combinamos e fomos até a Livraria Londres, na Oswaldo Aranha, onde comprei o livro e pedi uma embalagem de presente. A leitura sempre foi um prazer para o Mig, e é muito gratificante quando a sua mulher e o seu filho ficam conversando sobre livros. Anos atrás, em Fortaleza, ganhou do tio Raimundo o apelido de “come-livros”, porque devorava Harry Potter.

Meu Mig, que tem dezessete anos, é um leitor (os próximos serão Hemingway e Orwell) e alguém que gosta muito de arte e que, daqui há alguns dias vai fazer a prova de proficencia em música para o vestibular da UFRGS. Quando o vejo tocar, penso que realmente a escolha foi muito interessante e diz bem de sua preferência. Gravitar pela música é um sonho. Quando o elogio ao violão, ele me abre um sorriso meigo, mas condescendente e diz “-Pai, isso não é música no sentido que tu diz, é uma peça de estudo.” Peça de estudo ou não, fico sinceramente feliz, porque creio que alguém que aprende e trabalha no que gosta é, em tudo, uma pessoa afortunada.

Os pais devem orientar, mas o futuro é dos filhos. Deus me abençoou com o Miguel, leitor habitual e futuro músico. Que eu possa cada vez mais estar presente em sua vida.

Criativo 3

Gabriel, Fernanda, Bistrô, uma combinação que está dando cada vez mais certo. Meu filho pensa e trabalha agora estrategicamente a expansão da casa de design, do laboratório de criação, o que demanda conhecimento, sinergia e, especialmente paixão pelo que faz. Essa construção vem de algum tempo, e vem colecionando sucessos.

Você já ouviu falar em ponto Y? Assim como o desenho da letra, é uma bifurcação, é uma retomada de caminho, é um processo de aprendizagem, no qual o Gab, a Fe e a Bistrô estão navegando. Como pai, me cabe orientar dentro do que possa, sempre que meu filho quiser conversar, sempre que algum tema possa me referenciar como fonte. De todo modo, a Bistrô navega, e bem. E assim se desata a linha de argumentos, de possibilidades que vão sendo descortinadas e de background.

Uma vez o Gab me ensinou que propaganda é diferente de publicidade, e eu aprendi. Outra vez me ensinou caminhos para conviver com diferenças, e eu compartilhei. Tenho orgulho do meu filho e imenso carinho pelo que ele é, pelo intenso e amoroso “clube do livro” que trocamos entre nós a toda hora. Que o arco se distenda e que a flecha voe para alcançar seu objetivo. Nela estará meu coração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s