Ideologia e Michael Löwy


Ideologia e Michael Löwy

Trabalho efetivado na disciplina de Sociologia – FAPA

1 – Que mudanças de entendimento teve o conceito de ideologia desde que foi inventado até o significado que hoje possui?

a) por Destutt de Tracy

DT tinha um conceito de ideologia que era ligado a interação entre os organismos vivos e a natureza, o meio ambiente. Segundo Löwy, tal análise é de um cienticifismo materialista vulgar.

b) Napoleão

Para Napoleão a ideologia está no campo da metafísica, que abstrai a realidade e vive em um mundo especulativo.

c) Marx

Marx dá um outro sentido à ideologia, se pensarmos nas conceituações de Dte de Napoleão. Para Marx, ideologia significa uma consciência deformada do real e que é utilizada pela classe dominante no sentido de submeter o proletariado. Assim, é um objeto de poder.

d) Lenin

Lenin vincula o conceito de ideologia aos interesses das classes sociais, seja ela burguesa ou operária. Diferente de Marx, para que a ideologia tem um sentido negativo, Lenin a entende como uma doutrina que reflete a realidade e os desejos de uma determinada classe social.

e) Manheim: ideologia e utopia, ideologia total e de sentido estrito.

Manheim distingue ideologia de utopia. A ideologia volta-se para a estabilização ou reprodução ou legitimação da ordem estabelecida. Para Manheim, ideologia em sentido estrito é a forma conservadora que a ideologia pode adotar, em oposição a forma crítica, que é a utopia.

As utopias aspiram uma realidade ainda inexistente. Possuindo uma dimensão crítica acentuada, movimentam-se no sentido da ruptura do estabelecido. De certo modo a utopia contrapõe-se à ideologia.

Para Manheim, ideologia total é o conjunto de formas e estilos de pensar, crenças e representações vinculadas às posições sociais de grupos e classes.

f) Proposta de Michael Löwy

ML pretende fazer uma síntese entre as idéias de Manheim a respeito de ideologia e utopia. Essa síntese ML denominou “visão social do mundo”, entendida como um conjunto estruturado de valores, representações, crenças e orientações cognitivas. Tal visão depende da opção social na qual a pessoa se insere.

g) Como Löwy, com base em Marx, apresenta a análise dialética de uma visão de mundo, de uma ideologia ou de uma utopia?

ML reinterpreta uma visão de mundo, de uma ideologia ou de uma utopia a partir de pressupostos do método dialético.

Tais pressupostos são:

I. Inexistência de verdades absolutas, resultando daí uma eterna transformação em tudo que é produzido pelo homem ou pela natureza, aderindo ao primeiro um caráter de historicidade, ausente na natureza.

II. A categoria da totalidade, aqui vista como um todo orgânico e estruturado no qual está inserto um aspecto ou um elemento dessa mesma totalidade e que não pode ser objeto de análise senão em face desse todo.

III. A categoria da contradição, uma análise das contradições internas da realidade, ou seja, a existência do contraponto ao afirmado para que não haja somente um ponto-de-vista dominante num dado contexto e para que não seja se caia na tentação do entender consensual o que não é.

Segundo Löwy, para Marx a dialética é estruturada em razão de seu próprio método, acima aposto em suas categorias. De acordo com Marx todos os fenômenos sociais e econômicos provêm de intervenção humana e por isso são passíveis de modificação e transformação. Nesse sentido, são historicizados.

2 – Diferença entre a dialética materialista de Marx e a dialética de Hegel.

Hegel busca legitimar explicar e descrever a realidade dada como racional, sendo conservador. Marx, através de sua dialética materialista quer modificar a realidade, criando outra a partir do ponto de vista das classes dominadas.A diferença entre ambas é o caráter revolucionário da dialética materialista de Marx em contraponto à de Hegel.

Tal diferença é mais relevante do que a existente entre materialismo e idealismo.

3 – Crítica que Löwy faz ao materialismo vulgar e à escola de pensamento idealista (neo-hegelianismo).

O materialismo vulgar provêm da ideologia dos enciclopedistas. Os mesmos entendiam que as mazelas sociais, a produção das idéias ou ideologias vinculavam-se diretamente às circunstâncias materiais. Assim, buscavam um indivíduo excepcional que implementasse reais modificações em tais cenários, melhorando a condição de vida de seus súditos. Eram os déspotas esclarecidos. Löwy critica essa ingenuidade que acompanhou não só os enciclopedistas mas inclusive os primeiros socialistas, com Robert Owen.

A escola de pensamento neo-hegelianoo não era conservadora e idealista, mas de seus seguidores à esquerda. Para os mesmos, realizarem contraponto à idéias divergentes das suas era suficiente para transformar as consciências e, portanto a sociedade. Pretendem que a modificação da sociedade se dará através da transformação da mentalidade ou consciência individuais, ou do sujeito da ação social.

4 – Até que ponto e como a formulação marxista de ação revolucionária pode ser relacionada à prática pedagógica?

M. entende que o caminho a ser adotado pelo proletariado é o da auto-emancipação pela construção de uma auto-estima crítica que revolucione, via indivíduos, toda uma prática de dominação burguesa. Marx faz uma opção social pelo proletariado. Assim influenciou, por exemplo, Paulo Freire, cuja teoria psicossocial opta por uma educação não bancária, portanto não tecnicista. Para Freire há uma vocação ontológica de crescimento da consciência crítica no homem, modificando assim sua realidade e influenciando na realidade social. O homem passa a ser agente e não objeto de educação.

Outra influência é vista em Vygotsky a partir do momento em que o mesmo premia as interações sociais e os aspectos ligados à historicidade individual como cerne da aprendizagem, lembrando aqui a dialética materialista de Marx.

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