Explicitar

CAMPO DE ESTUDO

Uma área de concentração acadêmica, uma disciplina.

http://pt.wiktionary.org/wiki/campo_de_estudo

O QUE É A PESQUISA DE CAMPO?

A pesquisa de campo procede à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado. Ciência e áreas de estudo, como a Antropologia, Sociologia, Psicologia, Economia, História, Arquitetura, Pedagogia, Política e outras, usam freqüentemente a pesquisa de campo para o estudo de indivíduos, grupos, comunidades, instituições, com o objetivo de compreender os mais diferentes aspectos de uma determinada realidade. Exige também a determinação das técnicas de coleta de dados mais apropriadas à natureza do tema e, ainda, a definição das técnicas que serão empregadas para o registro e análise. Dependendo das técnicas de coleta, análise e interpretação dos dados, a pesquisa de campo poderá ser classificada como de abordagem predominantemente quantitativa ou qualitativa. Segundo Franco (1985) numa pesquisa em que a abordagem é basicamente quantitativa, o pesquisador se limita à descrição factual deste ou daquele evento, ignorando a complexidade da realidade social.
SOCIOLOGIA. O ESTUDO DA SOCIOLOGIA
Por que estudar a sociedade em que vivemos? Não basta vivê-la?
A sociologia tem como objetivo compreender e explicar as permanências e as transformações que ocorrem nas sociedades humanas e até indicar algumas pistas sobre os rumos destas mudanças.
Os seres humanos buscam nutrir suas necessidades básicas produzindo não só: alimentos, abrigo e vestuário, mas também normas, valores, costumes, propriedades, desigualdades, conflitos, artes e explicações sobre a vida e sobre o mundo. Viver em sociedade é participar desta pro-dução.

Qual o campo específico da sociologia?
Ela quer responder as principais perguntas sobre a sociedade, nos fornecendo conceitos e outras ferramentas para analisar as questões sociais e individuais de um modo mais sistemático e consistente, indo além do senso comum. A sociologia crítica incomoda, pois revela aspectos da sociedade que certos grupos preferem ocultar.
A principal preocupação da sociologia é formar indivíduos autônomos que se transformem em pensadores independentes que analisam a sociedade no cotidiano, preparando-o para que possa fazer suas próprias perguntas alcançando o conhecimento preciso de sua sociedade, estabelecendo as relações entre as vivências cotidianas e suas relações mais amplas.
Seu objetivo é fazer com que as pessoas possam ver e analisar o bosque e as árvores ao mesmo tempo.

A produção social do conhecimento
Todo conhecimento se desenvolve socialmente. As situações históricas de cada tempo produzem as pessoas e seus grupos na sociedade.
Devemos tentar entender como os grupos se organizam para assim, entender como são criadas as instituições sociais, políticas e econômicas que permitem certa estabilidade social.
O “status quo” quer manter a sociedade como ela está. Estes são os que detêm o poder. Mas outros grupos querem mudar a situação existente, pois pensam na sociedade como uma oportunidade, destacando os seus problemas e as possibilidades de mudança. Estes são os subalternos, que lutam para mudar a sociedade.
A sociologia nasceu da necessidade de explicar e entender as transformações que ocorreram no mundo entre os séculos XVIII e XIX, em meio ao desenvolvimento da sociedade capitalista. A mudança de produção, do campo para a cidade, desencadeou grandes transformações no modo de vida dos diferentes grupos sociais.
Ela se iniciou principalmente nos Estados unidos, França e Alemanha, para tornar-se disciplina conhecida mundialmente para ter a função de analisar a sociedade. No Brasil a sociologia está presente nas pesquisas e seus institutos nacionais, em órgãos públicos e privados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s